quinta-feira, 9 de junho de 2011

O Yoga

A palavra Yoga vem do termo sânscrito “yuj”, que quer dizer “unir, ligar”, interpretado também como união. É um conjunto de técnicas que levam ao desenvolvimento do ser humano em sua totalidade. Seu principal objetivo é a unificação dos aspectos material e espiritual do praticante.
O Yoga busca agir de um modo integral. Amplia a concentração, proporcionando tranqüilidade, equilíbrio e consciência. Trabalha também alongamento, reeducação respiratória e força.
A Bhagavad Gîta, um dos clássicos da literatura indiana, diz que “yoga é a perfeição na ação”. Isto significa que yoga não se restringe às práticas nas aulas, pois se estende às nossas atitudes e ações na vida. Diante dos estímulos diários, a maioria das pessoas é passiva, apenas reage de acordo com padrões repetidos de comportamento, quase todos agem impulsivamente. O Yoga mostra que temos a opção de agir com consciência. Por exemplo, diante de uma situação de tensão, você briga se quiser, não age por impulso. Isso acontece quando aprendemos a arte da respiração, da concentração e da meditação, o que diminui o fluxo de pensamentos.
Muitas são as linhas do yoga, dentre as mais conhecidas destacam-se: Hatha-yoga (yoga da força/corpo), Raja-yoga (yoga real/mente), Bhakti-yoga (yoga da devoção), Jñana-yoga (yoga do conhecimento), Pûrna-yoga (yoga integral).

No Bhagavad Gîta, é dito:
“O Yoga não é para o homem que come demais ou para aquele que jejua excessivamente. Não é para aquele que dorme demais, ou para quem se mantém acordado exageradamente. Que o homem seja moderado no comer e na recreação, moderado na atividade, moderado no dormir e no estado de desperto. Descobrirá que o yoga afugenta toda a sua infelicidade”.


"TODA A VIDA É YOGA!"
(SRI AUROBINDO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário